Subseção de Bagé promove coletiva de apresentação do projeto “OAB vai à Escola”
 

Subseção de Bagé promove coletiva de apresentação do projeto “OAB vai à Escola”


No mundo globalizado, pobre da nação que se eximir de investir pesado na educação de suas crianças e de seus jovens. Como temos visto somente as nações que têm colocado a educação na ponta de todas as suas prioridades têm conquistado o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Não basta apenas a canalização de vultosos recursos para a educação formal - das letras, das artes e das ciências-. É preciso ir mais longe, ultrapassar barreiras e proporcionar experiências únicas, capazes de transformar a vida das pessoas, todos os dias.

Segundo informações da Seccional da OAB, o Projeto OAB vai à Escola visa, através de ações de cidadania das Comissões, a informar os professores, alunos, pais e a comunidade escolar sobre seus direitos e deveres, conforme o interesse da escola, que escolhe o assunto e o formato (palestra, debates ou rodas de conversa).

Lançado em 2009 no Rio Grande do Sul, as primeiras palestras foram realizadas em Canoas e, depois, nas escolas estaduais de Porto Alegre. A estimativa, desde então, era ampliar a abrangência do Projeto, divulgando e estabelecendo-se em todas as 106 subseções da OAB no Estado.

Retomado em 2017 pelas Comissões da Seccional Gaúcha, na manhã desta sexta-feira, 04 de maio, houve uma coletiva de imprensa na sede da OAB Bagé, onde foi apresentado o Projeto à mídia e aos representantes dos órgãos de educação do Estado e Município. Carmem Bueno, pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) e José Carlos Nobre, pela Coordenadoria Regional de Educação (13ª CRE).

Empolgada, a advogada Quélen Kopper explana sobre a justificativa principal do OAB vai à Escola. “Participar e contribuir pra uma cultura de paz e cidadania. Nós, advogados, temos também o papel de inserir e colaborar com a comunidade local, até mesmo pra se ter acesso à justiça. Hoje temos visto o aumento do índice de violência e algumas vezes não só com questões jurídicas, mas psicossociais que envolvem também o trabalho social e a psicologia. Então pra complementar essa tríade que vem sendo feita já nas escolas, o direito tá chegando com o projeto OAB vai à Escola pra colaborar e complementar um trabalho que já é feito nesse sentido de formação do cidadão”, esclarece.

Para o coordenador da 13ª CRE, José Carlos Nobre, “Essa medida auxilia as escolas no combate à violência e ao uso de drogas e mais ainda na cidadania e na questão de conhecermos um pouco mais nossos direitos e deveres. A OAB se soma, nesse sentido, para que possamos juntos promover às escolas no âmbito da 13ª Coordenadoria Regional de Educação um círculo de paz e fomentar a não-violência em diversos sentidos, até mesmo conhecendo mais a fundo nossa própria Constituição”, declara.





   
 



 
Contatos
Telefone:(53) 3242-9200
E-mail: bage@oabrs.org.br

OAB SUBSEÇÃO BAGÉ/ RS / Endereço: Rua Caetano Gonçalves, 1011, Bagé - RS - Bagé /RS - Telefone:(53) 3242-9200
Desenvolvimento VITRINEBRASIL